Em um mês, Paraíba vacina quase 40 mil crianças contra a Covid-19
Ministério da Saúde estima que estado tem 345 mil crianças com direito ao imunizante
A vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos completa um mês na Paraíba nesta terça-feira (15). Um levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que cobertura neste público é de 39.505 doses aplicadas.
O Ministério da Saúde estima que a Paraíba tenha 345.045 crianças entre a faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As doses da Pfizer e CoronaVac para o grupo de maiores de 5 anos foram autorizadas no Brasil em dezembro de 2021.
Os números preliminares das autoridades do estado apontam média de 11,45% do público alvo atingido nos 223 municípios paraibanos. Conforme a pasta, há subnotificação dos dados que podem ser maiores. O atraso de informações sobre as pessoas vacinadas ocorre por causa da instabilidade em sistemas virtuais do Ministério da Saúde.
Nesse período, em João Pessoa, cerca de 30% das crianças foram vacinadas com a primeira dose. “A campanha tem sido exitosa. A perspectiva é que todo o público alvo seja atingido até o mês de março”, disse a secretária de Saúde Margareth Diniz, em entrevista à rádio Jovem Pan João Pessoa.
Aprovação popular
Sete em cada dez paraibanos apoiam a imunização de crianças contra a Covid-19. De acordo com o levantamento do instituto de pesquisa Alfa Inteligência, a aprovação da imunização da faixa etária é de 71% na Paraíba.
O maior apoio à campanha foi verificado no grupo de pessoas entre 45 a 59 anos: 79% dos respondentes desse grupo afirmaram ser a favor da imunização; por outro lado, 64% da população entre 25 e 34 anos endossa a campanha.
Religião – A população evangélica é a que mais se opõe à vacinação de crianças. Segundo a pesquisa, 42% dos paraibanos que se dizem evangélicos afirmam ser contra a imunização desse público, enquanto 58% se declaram a favor da imunização.
A adesão à vacinação é maior em outros grupos religiosos: entre os católicos, 78% responderam apoiar a vacinação, enquanto 22% são contra. Já 67% dos que afirmaram não possuir religião são a favor da campanha, e 33% se opõem à aplicação dos imunizantes.
Fonte: Portal T5