Inquietação faz empreendedor fundar empresa de pesquisas inteligentes, com mais de 500 terabytes de dados processados
Emanoelton Borges é fundador da Alfa Inteligência, empresa referência em pesquisas opinião e mercado inteligentes que já faturou mais de R$ 10 milhões em um único ano
Aos 19 anos, quando estava concluindo o curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Emanoelton Borges descobriu uma lacuna que o inquietou: as empresas de pesquisa trabalhavam de forma analógica tanto na coleta de dados quanto na entrega dos relatórios. Havia um espaço a ser explorado por quem soubesse trabalhar com o digital.
A oportunidade surgiu quando um de seus clientes da área de marketing perguntou se ele fazia pesquisa. “Disse que sim, sem nunca ter feito e a partir dali mergulhamos para entender esse universo. Montamos uma equipe enxuta e fomos em busca de fazer diferente”, comenta.
Nascia em 2008 a Alfa Inteligência, referência em pesquisas inteligentes de mercado e de opinião. A empresa, que no primeiro ano faturou R$ 50 mil, fechou 2020 com mais de R$ 10 milhões. Além disso, já processou mais de 500 terabytes de dados para mais de 300 clientes, incluindo entidades governamentais, empresas nacionais e multinacionais, partidos políticos, institutos, entre outros.
Emanoelton é o fundador e CEO da empresa, liderando mais de 100 profissionais de diferentes áreas. Os palmtops utilizados em 2008 (tecnologia de ponta na época, reduzindo de sete para um dia a entrega de resultados) deram lugar a uma plataforma própria que é digital de ponta a ponta e conta com técnicas de inteligência artificial para fazer previsões.
“Com isso, passamos a nos diferenciar ano a ano, conquistando espaços cada vez maiores. Saímos de uma empresa de centenas de clientes para uma com dezenas, mas com projetos de envergaduras muito maiores e praticamente em todos os estados do país”, prossegue.
O crescimento da Alfa Inteligência coincide com sua própria evolução profissional. Ele não só se formou na UFPB, como fez mestrado em marketing estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Planejamento Estratégico de Comunicação pela Universidade Potiguar (UNP).
Também entrou como CEO na Alfa Group, a holding que controla a Alfa Inteligência e a Sogo Tecnologia. A receita de sucesso é a mesma que o fez se destacar no segmento de pesquisas em 2008: “Sempre fazer algo diferente, inovar a cada instante e buscar ser o melhor no que faz”, conclui.
Sobre a Alfa Inteligência
Fundada em 2008, a Alfa Inteligência é referência em pesquisas de opinião e de mercado no Brasil, capaz de executar diversos trabalhos na área em todo o território nacional. Por meio de uma equipe multidisciplinar e uma plataforma própria e digital de ponta a ponta, a empresa consegue coletar dados por meio de entrevistas multicanal e fazer projeções com técnicas de inteligência artificial, divulgando os resultados em dashboards intuitivos e em tempo real para seus clientes. Assim, oferece mais confiabilidade, agilidade e assertividade na oferta de informações que apoiam a tomada de decisão de empresas, entidades governamentais e sociedade civil. Para mais informações, acesse: Site Alfa Inteligência
Fonte: Redação Jornal Web Digital